Trabalho De SIG Final
Neste trabalho de Sistemas de informação geográfica (SIG) abordar-se-á a problemática do derramamento do óleo/petróleo no mar, a detecção e o monitoramento do mesmo através de imagens de satélite, impacto desses derrames ao meio ambiente, medidas preventivas e/ou mitigadoras, mas antes far-se-á uma descrição sobre o que são SIG‟s e sua importância a ordem do dia, vantagens dos mesmos para diversos estudos e no desenrolar do presente trabalho de investigação/busca falaremos sucintamente do tema em questão „‟
Detecção e Monitoramento de petróleo através da Utilização Integrada de
Imagens de Satélite‟‟.
De acordo com a Agenda 21, a degradação do meio ambiente marinho pode resultar de várias fontes, tais como as de origem terrestre, que contribuem com
70% da poluição marinha, as actividades de transporte marítimo e descarga no mar com 10% cada. Entretanto, a magnitude dessas interacções, é variável de acordo com a maior ou menor extensão das bacias hidrográficas, colectoras de sedimentos e de resíduos poluentes de vastas áreas (GEO BRASIL, 2002).
A maior parte do óleo que chega aos oceanos é proveniente de eventos menos agudos, como descargas rotineiras de navios, poluição atmosférica e óleo lubrificante descartado em águas pluviais, entretanto são os derramamentos provenientes de ductos e navios que recebem maior apelo para seu combate, dada a grande visibilidade e pelas consequências trágicas que a poluição aguda pode provocar sobre os ecossistemas atingidos (Souza Filho, 2006).
1
Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS)
É um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenómenos que nele ocorrem.
Existem vários modelos de dados aplicáveis em SIG e com isso vários SIG‟s para suprir essa demanda. Entre as questões em que os SIGs podem ter um papel importante encontram-se:
Localização: Inquirir características de um lugar