Policita
Conduziram a politica durante os dois anos de governo do presidente Fernando Collor de Mello, que ficou marcado na história principalmente pelo bloqueio da liquidez da maior parte dos haveres financeiros.
COLLOR I
Após a posse da presidência, em 16 de março de 1990, o então presidente Fernando Collor de Mello anunciou o plano Brasil Novo.
Objetivo foi combater a inflação reduzindo o excesso de liquidez; diminuição de gastos governamentais e um mecanismo que reajusta automaticamente os preços acompanhando a inflação passada.
Medidas
Bloqueio bancário – Confisco da poupança, que bloquearia por dezoito meses os valores d investimento acima de NCz$50 mil, com a intenção de reduzir a pressão inflacionária.
Troca da moeda – O Cruzado Novo (NCz$) foi substituído pelo Cruzeiro (Cr$) marcando a mudança da politica econômica.
Abertura Comercial – Redução gradual das tarifas de importação forçando a competitividade, com importados mais baratos, os produtores nacionais seriam forçados a reduzir seus preços e melhorar a qualidade dos produtos.
Ajuste nas contas publicas – Demissões em massas de servidores, aumento de tarifas publicas e o inicio das privatizações, reduzindo assim o dinheiro em colocado em circulação pelo governo para pagamento das próprias contas.
Collor II
Com a impossibilidade de controlar efetivamente o aumento da inflação do Plano Collor I (Brasil Novo), em 31 de janeiro de 1991, foi anunciado o segundo plano.
O objetivo além de controlar a alta dos preços foi estimular a indústria nacional. As medidas foram o congelamento de preços e salários e foi promovida uma reforma financeira.
Medidas
Congelamento de preços e salários – Os salários foram convertidos pela média real dos últimos 12 meses.
Limitação de reajustes nos preços de contratos de fornecimento de bens, serviços e obras e financeiros.
Medidas para equilíbrio fiscal – Foram tomadas 10 medidas para assegurar a meta de equilíbrio fiscal para 1991. O destaque