policita publica na saude
A partir do século XVIII, surgem os primeiros hospitais militares destinados à tropa, localizados no edifício dos antigos colégios jesuítas, confiscados após a expulsão da Companhia de Jesus, e sustentados pela família real. Anteriormente, o governo internava os soldados nas Santas Casas, mediante pagamento de pequena remuneração. Em contrapartida, os hospitais militares passaram areceber civis, mediante cobrança de uma taxa.
Neste período quase todo conhecimento de patologia e remédios baseava-se em dados catalogados pelos jesuítas,viajantes e outros que comparavam as patologias com as conhecidas na Europa e medicando com as ervas que combatiam as doenças dando assim uma larga margem ao conhecimento da farmacopéia .
Com a chegada da família real, as necessidade comrelação a saúde,torna-se muito mais preocupante então foram criadas as duas primeiras escolas de medicina no pais : O Colégio Medico cirúrgico na cidade de Salvador e a Escola cirúrgica do Rio de Janeiro. Essas foram as únicas medidas tomada com relação a saúde publica tomada no período imperial ate a Republica.
A saúde retoma o começo no Governo de Rodrigues Alves, foram tomadas serias medidassanitarista no Brasil isso em função de que o pais já viva um terrível epidemia de varíola, malaria, febre amarela e peste bubônica, haja visto que o pais não dispunha de nenhum saneamento básico, inclusive o Salvador e Rio de janeiro que eram os principais centros administrativos, político e financeiro do Brasil.
O presidente Rodrigues Alves, nomeou Osvaldo Cruz, como Diretor