Fundamento das Políticas Sociais
SERVIÇO SOCIAL
Fernanda dos Santos de Sales RA 3815642209 E-mail - fernandasales07@gmail.com Jeane Fernandes Perez RA 4356808952 E-mail –jeane.perez@bol.com.br
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia Social”, sob orientação do professor-tutor à distância Lindolfo A. Martelli.
Professor tutor presencial: Claudia
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2013
Desafio: A realidade social vivenciada atualmente requer profissionais com formação e capacidade de refletir criticamente sobre os acontecimentos de cunho econômico, social, psicológico e político que ocorrem na sociedade. Vemos na mídia, vários exemplos, sobre as conseqüências de uma sociedade que precisa ser mais igualitária. No Brasil, temas como o uso de drogas e a corrupção na política são recorrentes; tudo isso traz efeitos sérios à população, principalmente no que tange aos Agentes do Serviço Social.
O que é política? – Dentro do contexto de um profissional do Serviço Social
A Política constitui uma estrutura de doutrinas indispensáveis, com normas de condutas necessárias ao bom funcionamento das instituições geradas pelo Estado. Caracteriza-se Política Social quando esta política visa atender necessidades básicas da população, com ações pertinentes à assistência social, saúde, educação, segurança, etc.
Nesta análise, ambas representam atuações do poder político visando o bem-estar da população e em conseqüência seus conceitos minimizam o contexto de classe social, pois o que determina as doutrinas, normas e funcionamento das instituições do Estado, emana da concepção da relação indivíduo-sociedade fundamentada na perspectiva positivista, de ordem natural, onde a existência das diferenças e desigualdades sociais se determinam como