diversos
FOLHA DE QUESTÕES
Disciplina: Fundamentos Histórico e Teórico Metodológico da Questão Social do Brasil
A DUDH foi adotada e proclamada pela Resolução nº 217 A (III) da Assembleia Geral das
Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 e assinada pelo Brasil na mesma data. Desde então, a população brasileira enfrentou diversas situação que direta ou indiretamente estabeleciam uma contradição no que diz respeito ao atendimento às prerrogativas estabelecidas pelo documento supracitado.
Em seu artigo 25º, a DUDH estabelece o seguinte:
§1.
Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
Observe a notícia abaixo:
Abandono faz Lapa virar 'casa' de moradores de rua
23.03.2013 às 00h30 > Atualizado em 23.03.2013 às 00h23
Comerciantes reclamam que a desordem urbana na região atrapalha os negócios
POR Constança Rezende
Rio - Esmolas fartas, facilidade de acesso às drogas baratas e sobras de comida. Com tantos atrativos, os moradores de rua da Lapa resistem às operações sistemáticas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).
Do outro lado, a população de rua reclama do tratamento e dos abrigos oferecidos pelo estado.
Moradores e comerciantes sentem-se cada vez mais incomodados com a situação.
A gerente da loja de ferragens Couso, que fica na Praça João Pessoa, um dos lugares de maior concentração de população de rua da Lapa, Singoala Luz, diz que os moradores de rua espantam seus clientes, com abordagens por dinheiro e cachaça.
“Tem dias que os moradores de rua até brigam na minha porta”, relata. O gerente da drogaria que também fica na praça, Ivanildo Alves, diz que a população fica no local