terodinamica

993 palavras 4 páginas
FACSUL – Faculdade de Mato Grosso do Sul

Questionário 2 – Parte A (Tópicos em Física Geral e Experimental)

Aluno: Thiago André Leite Salles
RA: 01530004399
Professora: Cristiane
Turma: C – Noturno

Campo Grande – MS, 07 de maio de 2014

Questionário 2 – Parte A
1) No final do século 18, havia duas hipóteses alternativas sobre a natureza do calor. Fale sobre cada uma delas e aponte suas implicações, caso existam.
R=> A hipótese mais aceita considerava o calor como uma substância fluida e indestrutível que “preencheria os poros” dos corpos e se escoaria de um corpo mais quente a um mais frio. Essa substância ficou sendo chamada de calórico. Sua implicação era que o calor pode ser transferido de um corpo a outro, mas a quantidade total de “calórico” se conservaria, ou seja, existiria uma lei de conservação de calor.
A segunda hipótese era de que o calor consiste num minúsculo movimento de vibração das partículas dos corpos exemplificado no método dos escoteiros para acender uma fogueira ou no aquecimento do ferro martelado numa bigorna. A teoria do calórico explicava estes efeitos dizendo q o atrito espreme o calórico para fora do material. A principal dificuldade esta na “lei de conservação do calórico” pois a quantidade calórico que podia ser espremido pra fora de um corpo por atrito era ilimitada.
2) Explique o que o autor chama de “métodos dos escoteiros”.
R=> Era o método utilizado para obter o calor através do atrito por um movimento de vibração das partículas dos corpos, como acender uma fogueira ou o aquecimento de um ferro martelado numa bigorna.
3) Benjamin Thompson, o Conde de Rumford, foi um dos primeiros a apontar dificuldades com a teoria do calórico. Que dificuldades eram essas?
R=> Uma das dificuldades era que experiências bastante precisas, feitas por Rumford, não detectavam qualquer variação do peso de um corpo, acompanhando a absorção ou

Relacionados

  • Pilha de daniel
    1529 palavras | 7 páginas