Pilha de daniel
I.1 - REAÇÕES REDOX:
O conceito de estado de oxidação é bastante útil na análise das reações químicas. As reações químicas que envolvem mudanças nos estados de oxidação dos átomos estão entre as mais comuns e importantes.
Ex:
Zn(s) + 2H+(aq) Zn2+(aq) + H2(g)
Nessa reação, o zinco passa de 0 para carga +2, enquanto o hidrogênio diminui de 1+ para 0. As reações químicas em que o estado de uma ou mais de uma substancia se altera são denominadas reações de oxido-redução (ou reações redox). (1)
I.2 - PILHA DE DANIELL:
Em princípio, a energia liberada em uma reação de oxido-redução em uma reação espontânea pode ser usada para efetuar trabalho elétrico. Este aproveitamento se faz em uma pilha voltaica (ou galvânica), um dispositivo em que há transferência de elétrons por um circuito externo.
A pilha de Daniell se baseia na transformação de energia química em energia elétrica, mergulha-se duas placas metálicas de Zn e Cu ,por exemplo, em duas cubas eletrolíticas preenchidas com solução de sulfato de Zinco e sulfato de cobre, sendo que cada placa metálica fica em uma cuba diferente, para que haja transferência de elétrons entre os eletrodos (placas) intercala-se entre ambos um condutor elétrico e uma ponte salina. Assim se monta a pilha(tubo de vidro recurvado, contendo solução de KCl(aq) em um material gelatinoso, com lã ou algodão nas extremidades.
Análise microscópica:
Se houve a presença de corrente elétrica no circuito, é porque o conjunto de eletrodos, o fio metálico e a ponte salina forneceram as condições para a movimentação ordenada de cargas elétricas, constituindo então uma Corrente elétrica.
A coloração azul da solução diminui porque os íons Cu2+ migram da solução para a placa de cobre.
A placa de Zn irá perder massa, pois o Zn fornecerá 2 elétrons para o circuito e ``pulará´´ para a solução.
A ponte salina no sistema tem como função impedir o acúmulo do excesso de cargas positivas no eletrodo de Zinco e o acúmulo de