Pilha de daniel
ALMIR ROGERIO DOS SANTOS
ANA PAULA RAUBER BELO
FELIPE Z. ELGER
JARNE AVILA NETO
JHONATAN PIENTENCOSKI
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA
CONSTRUÇÃO DE UMA BATERIA
CASCAVEL-PR
MARÇO DE 2011
Introdução:
Nesta aula observara a construção de uma bateria que nada mais são que dispositivos na qual energia química é convertida em energia elétrica através de reações de óxido - redução.
Objetivo: Esta aula pratica tem por objetivo a construção de uma bateria, através da associação de três pilhas em serie, será utilizada também uma lâmpada para detectar a corrente elétrica gerada.
Materiais e Reagentes:
- Solução de sulfato de cobre 1 mol/l
- Solução de sulfato de zinco 1mol/l
- Agua destilada
- 3 placas de cobre
- 3placas de zinco
- 1 lâmpada de 2,5v
- 2 vidros de relógio
- Filtro de papel (para coar café) ou pano
- Palha de aço
Metodologia Experimental:
Prepararam-se 3 eletrodos de cobre e 3 eletrodos de zinco, na forma de placas sem oxidação em ambas as placas para isto se se utilizou de uma palha de aço para limpar bem as placas. Na sequencia recortou-se 6 placas do papel do filtro, pouco maiores que as placas de cobre de zinco. Separaram-se os dois vidros de relógio distintamente e colocou-se em um pouco de sulfato de cobre, (Cuso4) e, em outro se colocou da solução de sulfato de zinco (Znso4). Na sequencia realizou-se o processo que se embebeu 3 das placas em solução de zinco e outra 3 em solução de cobre. Em seguida segue-se a montagem da bateria, intercalando as placas com os eletrodos na sequencia de baixo para cima começando pelo eletrodo de cobre com placas de sulfato de cobre em seguida eletrodo de zinco com placas de sulfato de zinco sucessivamente até o final da montagem da pilha. Após a montagem da pilha pegou se uma lâmpada de 2,5v e colocou-se fechando o circuito e a lâmpada acendeu.
Resultados e discussão:
Pilhas são dispositivos nos quais energia química é convertida em