policiamento de trãnsito
Polícia Militar
Comando da Academia de Polícia Militar
APOSTILA DE
POLICIAMENTO DE TRÂNSITO
2013
Sumário
1. CONTEXTUALIZAÇÃO
O trânsito é um tema multidisciplinar e envolve de forma direta QUATRO VETORES: educação, engenharia, uso do solo e fiscalização, os quais exigem investimentos contínuos e coerentes.
A EDUCAÇÃO de trânsito proposta no CTB visa orientar a população, desde a criança em fase pré-escolar, até as fases compreendidas como 1º, 2º e 3º graus, instruindo a respeito dos riscos do trânsito, às causas e consequências dos acidentes e, principalmente, sobre as atitudes corretas frente ao tráfego de veículos. Seu objetivo maior é formar um cidadão consciente de seus deveres e direitos, bem como comprometido, moralmente, em cumprir as normas de trânsito. Infelizmente observamos em nossa sociedade uma séria inversão de valores, em que os atuais condutores brasileiros se comprometem a cumprir as normas apenas quando observam a possibilidade da imposição de penalidades oriundas da fiscalização.
A ENGENHARIA de tráfego é de fundamental importância para se dirigir com segurança. Engenheiros, planejadores, administradores e muitos outros técnicos projetam e implantam nas vias públicas, dispositivos de segurança do trânsito; criam normas e regras desta segurança; aperfeiçoam a mecânica, a estabilidade dos veículos, a resistência a choques e capotagens, os freios, etc., para permitir aos usuários a maior segurança possível.
O USO DO SOLO surge como elemento primordial para a efetivação de um trânsito seguro e digno, pois estabelece, planeja e adéqua à utilização do espaço seja ele rural ou urbano. Este planejamento tem enfoque sobre o controle: de estacionamentos em relação à demanda de um pólo atrativo; do crescimento vertical e horizontal de uma cidade, em especial de grandes centros urbanos; e dos comércios localizados, quanto as suas vias