história da PM
O policiamento de trânsito é a atividade de fiscalizar, reprimir e prevenir infrações de trânsito ou problemas de ordem pública a ele relacionados, bem como restabelecer sua normalidade.
No caso de estados e municípios, é exercido pelas Polícias Militares Estaduais, conhecidas no Brasil como PM e pelos órgãos competentes municipais, quando devidamente constituídos, cabendo a esses últimos as atividades de fiscalização e àquelas, o Policiamento Ostensivo. Caso não haja órgão municipal competente, a PM acumula todas as funções.
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), especializada no policiamento de trânsito urbano. O batalhão está subordinado ao 1º Comando Regional, o qual é responsável pelo policiamento do Município de Curitiba.
Como integrante do Comando do Policiamento da Capital, o BPTran executa fundamentalmente o policiamento de trânsito em Curitiba, a pé e motorizado, na modalidade patrulhamento, permanência e escolta, tendo por missão geral: atuar sistematicamente na fiscalização, orientação e controle de tráfego, com o objetivo de proporcionar segurança e fluidez do trânsito e assegurar o cumprimento da Lei, Regulamentos e demais atos pertinentes.
O Quarto Batalhão de Polícia Militar do Paraná (Maringá) conta com um Pelotão de Trânsito, com policiais empregados na orientação, fiscalização, controle de tráfego e trânsito urbano e ainda atendimento a acidentes de trânsito. Realiza algumas atividades específicas que serão explicadas mais adiante.
Neste trabalho abordaremos o histórico do BPTran e suas competências, o Pelotão de Transito do 4º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná e atualidades a respeito do policiamento de trânsito.
1. BATALHÃO DE POLÍCIA DE TRÂNSITO (BPTran)
Histórico: A data oficial da criação do BPTran, foi publicada em Boletim Geral nº 049, de 28 de Fevereiro de 1952, com o nome de Serviço de Guarda