copa em magé
Há poucos dias do início do maior evento esportivo mundial, as delegações internacionais começam a chegar ao Brasil e se instalar em cidades, que festejam a oportunidade de alavancar os setores hoteleiro, gastronômico e comercial.
O Ministério do Turismo divulgou a projeção de turistas e seus gastos durante o período da Copa do Mundo de 2014. Estima-se que 3,7 milhões de turistas devem deixar R$ 6.7 bilhões no país. Somente no Rio de Janeiro, a projeção chega a 544 mil visitantes com gasto estimado em R$ 1 Bilhão.
A cidade de Teresópolis, outrora parte do município de Magé, receberá 5 delegações internacionais e, como consequência, milhares de turistas. O setor hoteleiro da cidade está em alta, grande parte dos hotéis estão com reservas lotadas até o final de 2014. Restaurantes que contam com até três idiomas de atendimento e cardápio também estão entre os preparativos para o evento, além de contar com todo esquema especial de segurança contando com a Força Nacional, Exercito e aumento no efetivo da Polícia Militar.
Todos esses dados são animadores, porém não para Magé. A cidade não receberá nenhuma delegação internacional, quiçá turistas. O setor hoteleiro não é qualificado para grande demanda, o comércio e os restaurantes lastimam a perda dessa grande oportunidade.
O sonho de viver a mistura cultural, nossos craques e turistas de diversos locais do mundo em nossas ruas, hospedagem da imprensa internacional, não passará da dura realidade de assistir tudo pela televisão, e o mais triste de tudo ficamos apenas a 50 km do principal estádio da competição que será o grande palco da final. Uma triste e amarga realidade que ficará marcada nos cidadãos mageenses por algum tempo.
Perdemos uma grande oportunidade nessa Copa do Mundo, porém em 2016 teremos as Olimpíadas, sediadas na cidade do Rio de Janeiro.Que até lá estejamos preparados para viver o sonho e não apenas assisti-lo.