Texto Historia Da PM SEMIN RIO
Lucas Cabral Ribeiro2
A origem e a história das Polícias Militares no Brasil
O foco desta análise é demonstrar como se dá a formação das polícias militares no Brasil e assim buscar compreender um pouco do que é, e para que serve o trabalho policial. Por muitas vezes acaba se tornando um trabalho mal compreendido pela sociedade em geral. Sendo assim, procuraremos definir como se forma a polícia militar, bem como compreender o papel dessa instituição na sociedade onde está inserida.
Seguindo em busca de definir a formação da polícia militar, e conhecer a sua história, mesmo que brevemente, é importante destacar alguns elementos para uma maior compreensão da instituição Brigada Militar.
Para compreender a polícia militar e sua formação se faz necessário desenvolver um pequeno histórico desta instituição, é também pertinente conhecer um pouco da origem das Forças Armadas Brasileiras. Por meio dessas é que podemos identificar as primeiras composições de polícias militares no Brasil, desta forma faremos um pequeno aparato sobre as Forças Armadas e as polícias desde o Império até a década de 1960.
Nos primeiros anos do Brasil Império não se pode fazer uma referencia a uma polícia militar profissionalizada, na verdade o que encontramos sobre a realidade dessas polícias é que eram frágeis, incapacitadas, pouco articuladas e disciplinadas, mas que servia para as necessidades daquela época. Só com passar dos anos e com a consolidação do Império, que veremos a polícia recebendo funções mais específicas e uma organização urbana e todas as atribuições jurídicas necessárias para o funcionamento de uma polícia militar.
O ponto marcante dessa consolidação da polícia militar no Brasil ocorre no momento da abdicação de Dom Pedro I e o estabelecimento do período regencial,
1
2
Artigo produzido para o XXVI Simpósio Nacional de História da ANPUH.
Mestrando, bolsista Capes do Programa de Pós-Graduação