acidente
Aluna:Karina Silveira
Disciplina: Inovação
Profº: Bruno
Porto Alegre, 27 Junho de 2014.
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo sobre acidente de trabalho, esclarecendo assim alguns pontos sobre este assunto, buscando alguns conceitos, a legislação vigente e também saber as causas, consequências não só para o trabalhador, mas para sua família e a sociedade. O acidente de trabalho causa prejuízos muitas vezes irreparáveis e consequências traumáticas, tais como a invalidez ou até a morte do trabalhador. Entre outros danos, que não se limitam ao corpo físico do trabalhador, afetando também sua integridade psicológica atingindo também os familiares.
1. CONCEITO
Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
Também são equiparadas a acidente de trabalho as doenças profissionais e ou ocupacionais que são aquelas produzidas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade ou adquirida em função do risco específico da função do trabalhador.
Segundo COSTA (2009, p. 81), pode-se então definir acidente do trabalho como “um ataque inesperado ao corpo humano ocorrido durante o trabalho, decorrente de uma ação traumática violenta, subitânea, concentrada e de consequências identificadas”, que, diferentemente da doença profissional ou do trabalho, possibilita identificar o exato momento em que ocorreu a lesão e, assim sendo, se pode estabelecer a cronologia entre lesões ocorridas sucessivamente.
2. CAUSAS E RISCOS DO ACIDENTE DE TRABALHO Os acidentes de trabalho acontecem por uma série de razões. Seus resultados podem ser mínimos