Acidentes
São multifatores os causadores de acidentes. Um deles é o condutor infrator, causador de diversos acidentes.
As principais causas são a falta de atenção e observação, que podem ocorrer caso o condutor estiver fadigado por dirigir várias horas, devido ao trabalho exaustivo ao volante, como é o caso dos motoristas de caminhões e de ônibus de viagem, pois sua carga horária de trabalho excede o permitido, por terem que cumprir o prazo de entrega de suas cargas e por fazerem horas extras.
Trafegar em alta velocidade também é uma causa bem comum para os acidentes de trânsito.
Há uma imprudência por parte dos motoristas mais jovens, em virtude da inexperiência e falta de conhecimento.
Outro fator que causa mortes no trânsito são os acidentes envolvendo condutores embriagados. Mesmo que tenham ingeridos doses pequenas de álcool, é passivo de acidentes, porque o álcool prejudica a percepção de velocidade e de distância, o efeito do álcool pode causar dupla visão e falta de coordenação. O condutor tende a não observar tudo que ocorre no trânsito.
A luta contra ao álcool nas vias públicas e rodovias, tem sido severas, para que a lei seja aplicada com rigor. “De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso do álcool por motoristas. Diante deste cenário preocupante, a Lei 11.705/2008 surgiu com uma enorme missão: alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção”.
Existem diversas atitudes e comportamentos que caracterizam um motorista sob o efeito de álcool: * Inconstância no modo de dirigir * Desrespeito às faixas de sinalização no asfalto * Dirigir fazendo ziguezague na pista ou acelerando e freando bruscamente * Mostrar insegurança sobre decisões a tomar no trânsito * Dirigir com lentidão injustificada *