Micrômetro
3.1. DESCRIÇÃO DO MICRÔMETRO
O micrômetro é um instrumento que permite a leitura em centésimos e milésimos de milímetro de maneira simples, mais rigorosa exata que o paquímetro. O princípio de funcionamento do micrômetro assemelha-se ao do sistema parafuso e porca. O parafuso, ao dar uma volta completa em uma porca fixa, provoca um deslocamento igual ao seu passo.
Figura: Passo do parafuso.
Fonte: Teoria Metalmecânica SENAI – SP, 1997.
Desse modo, dividindo-se a “cabeça” do parafuso, podem-se avaliar frações menores que uma volta e, com isso, medir comprimentos menores do que o passo do parafuso.
Figura: Divisão da cabeça de parafuso.
Fonte: Teoria Metalmecânica SENAI – SP, 1997.
3.2. PARTES DO MICRÔMETRO
As partes componentes do micrômetro são: arco, faces de medição, batente, fuso micrométrico, bainha, bucha interna, porca de ajuste, catraca, tambor, trava e isolante térmico.
Figura: Micrômetro por partes.
Fonte: Site Mitutoyo.
Arco - feito de aço especial ou fundido, tratado termicamente para eliminar tensões internas. Isolante térmico - evita a dilatação do arco, onde está fixado, porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento. Fuso micrométrico - é construído de aço especial temperado e retificado para garantir exatidão do passo da rosca. Faces de medição - tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planas e paralelas. Em alguns instrumentos, os contatos são de metal duro de alta resistência ao desgaste. Porca de ajuste - permite o ajuste da folga do fuso micrométrico quando isso é necessário. Tambor - é onde se localiza a escala centesimal. Gira ligado ao fuso micrométrico, portanto, a cada volta seu deslocamento é igual ao passo do fuso micrométrico. Catraca - assegura uma pressão de medição constante. Trava - permite imobilizar o fuso numa medida pré-determinada.
3.3. UTILIZAÇÃO DO MICRÔMETRO
O micrômetro