poliarquia
Na poliarquia os representantes devem convencer o povo como seus legítimos representantes, disputando votos destes para conseguir chegar ao poder, ou seja, um sistema de competição entre elites. As fontes alternativas de informação disponíveis para a população livre de constrangimento e a garantia do direito de oposição caracterizariam a liberdade legítima do pensamento liberal clássico, permitindo a coexistência entre democracia e economia de mercado.
2- 1. Faça uma relação entre os aparelhos ideológicos do Estado citados por Louis Althusser com as seguintes propostas do programa do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU):
"O imperialismo dita os planos econômicos. As multinacionais controlam diretamente os setores mais dinâmicos da economia. As principais instituições do país estão nas mãos do imperialismo, impedindo a soberania nacional. Sem romper com o imperialismo, não existe possibilidade de acabar com o desemprego, com o arrocho salarial. Também não será possível fazer a reforma agrária, combater a fome e garantir melhores condições de vida para os trabalhadores e para o povo pobre.” (...) "Os partidos burgueses, que representam os interesses do grande capital, e a imprensa burguesa dizem que "quem deve tem de pagar”. Até mesmo o Partido dos Trabalhadores (PT), agora no governo, repete esta mesma ladainha. Esquecem que essa dívida não foi feita pelo povo, que nunca foi consultado e nunca se beneficiou desse dinheiro. Essa é, portanto, uma dívida ilegítima. Além do mais, essa dívida já foi paga diversas vezes.” (...) "Somente a aliança dos trabalhadores da cidade e do campo, junto com os demais setores oprimidos da população, poderá atender às necessidades básicas da população como emprego, salário e terra. Para isso, é necessário trilhar por um caminho independente da