Transfusão de sangue em testemunhas de Jeová
Para entendermos melhor o tema abordado, devemos conhecer as características da religião Testemunha de Jeová, suas crenças e costumes. Essa religião acredita que Jesus é o arcanjo Miguel, e que a salvação é obtida com uma combinação de fé, boas obras e obediência. Rejeitam a Trindade (O Pai, O Filho e O Espírito Santo) e acreditando que Jesus é um ser inventado e que o Espírito Santo é essencialmente o poder de Deus. As Testemunhas de Jeová rejeitam o conceito da morte de Cristo, que morreu para a salvação, seguindo a teoria do resgate, que diz que a morte de Jesus foi o pagamento pelo pecado de Adão.
Em relação aos costumes, o mais conhecido pelo mundo e o tema principal deste texto, é o de que as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusão de sangue. Para justificar essa proibição, eles se baseiam em escrituras da bíblia, como por exemplo no livro do Gênesis (9:3-4) que diz: "Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento. Como no caso da vegetação verde, deveras vos dou tudo. Somente a carne com sua alma - seu sangue - não deveis comer." E também no Levítico (17:10) que diz: "Quanto qualquer homem da casa de Israel ou algum residente forasteiro que reside no vosso meio, que comer qualquer espécie de sangue, eu certamente porei minha face contra a alma que comer o sangue, e deveras o deceparei dentre seu povo." Para eles, o sangue representa a vida, e recebe-lo por qualquer forma, seria uma forma de desobediência e desrespeito à Deus.
Sabendo desse costume, qual será a conduta de um médico diante de um paciente que recusa transfusão, sendo que esta traria êxito no tratamento ou cura total da doença?