Testemunha de jeová e a transfusao de sangue
Souza, Nádia Marquette de Biodireito e Bioética, aspectos pontuais sobre responsabilidade médica na recusa da transfusão de sangue pelas testemunhas de Jeová. In: Revista Jurídica Direito e Paz. Unisal-Lorena/Sp ,n. 25, Ano XIII, p.213-250 , 2º Semestre, 2011.
Nádia Marquette de Sousa – Universidade do Vale do Sapucaí – Univás , Medicina, Pouso Alegre, MG.
O tema abordado neste livro, tem um grau de complexidade elevado e é cabível de várias interpretações perante a todos. O presente artigo trata sobre a responsabilidade médica na recusa da transfusão de sangue pelas testemunhas de Jeová.
Com sua didática compreensível para leigos e técnicos no assunto, Sousa em sua obra demonstra mais do que a simples discussão em estar correto ou não ,ele nos apresenta o campo bioética e o biodireito com ênfase na dignidade humana.
Abordando um dos mais complexos assuntos, nos da um breve conhecimento sobre a dignidade da pessoa humano sendo a fonte de todos os direitos, a base dos direitos fundamentais, passando pelo direito a vida que encontra fundamentos no alicerce da dignidade da pessoa humana e nos mostra o outro lado da moeda ,a crença com a liberdade religiosa sendo a superior de todos os direitos positivados .
A responsabilidade profissional do médico é cuidar diretamente do paciente ,sempre zelando a vida do mesmo ,deverá usar todos os meio disponíveis de diagnóstico e tratamento,cientificamente reconhecidos e a seu alcance em favor do paciente ,mais deve informar ao paciente ou seu representante legal a medida que irá ser tomada .
Nesta ação de informar o paciente é que surge o problema , onde Testemunha de Jeová não aceita a transfusão de sangue, onde a sua crença é maior do que sua integridade física,e o problema se externa chegando a medidas judiciais ,que na maioria das vezes é decretada a autorização da transfusão de sangue ,mesmo contra a vontade do paciente, pois convicções religiosas não podem prevalecer perante o bem maior