Testemunhas de jeová e transfusão de sangue
Professora: Ligia Vianna
Nomes: Sabrina Pereira dos Santos RA: A9770I-0 Lais Correa Leite RA: Raphael Cambuim Florêncio RA: B04ADA-9 Sandro Soares RA: B034IG-7 Angra Regina Magalhães RA: A80661-0 Introdução:
Testemunhas de Jeová é uma comunidade religiosa seguidores de Jesus cristo e recusam-se a se submeter a tratamentos médicos ou cirúrgicos que incluam transfusões de sangue. Buscando técnicas alternativas, negam-se a receber transfusões, mesmo que isso possa levá-las à morte.
O objetivo da pesquisa é mostrar como os profissionais da saúde agem com a situação de recusa a transfusão de sangue, garantindo a satisfação do paciente, não tirando a liberdade de crença e de consciência, o direito à intimidade e à privacidade, os princípios da legalidade e da dignidade da pessoa humana não ultrapassando a ética médica. Mostraremos o risco da transfusão e uma análise constitucional do assunto.
1. Análises não preconceituosas dos fatos
A postura das Testemunhas de Jeová de recusa às transfusões de sangue muitas vezes chama à atenção da mídia e causa acalorados debates. Infelizmente, não raro às Testemunhas de Jeová são mal interpretadas e acabam sendo tachadas de "fanáticas" e "suicidas".
No entanto, a lógica e o bom censo ensinam que antes de se fazer um julgamento deve-se analisar serenamente os fatos sem preconceitos.
Muitos profissionais da Medicina e do Direito têm demonstrado este sábio espírito. Embora não seja do conhecimento do público leigo, o fato é que nas últimas décadas a medicina tem evoluído a ponto de propiciar alternativas seguras e eficazes às transfusões de sangue. Do mesmo modo, às Testemunhas de Jeová organizaram uma