Trabalho de administração
SÃO ROQUE
2014
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Trabalho realizado como requisito da matéria de TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO, no Curso Tecnologia em Gestão Ambiental, do Instituto Federal de São Paulo–Campus São Roque, sob orientação da Professora Ana Carolina Salgado Jardim.
São Roque
2o Semestre/2014
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
3 – CONCLUSÕES
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
Para que os conceitos básicos sobre COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL possam ser expostos, é necessário definir corretamente conceitos referentes à organização empresarial. Inicialmente podemos definir Organização como um conjunto de ordem estrutural que mantém as empresas e as instituições em funcionamento. Para isso, elas precisam desenvolver uma política de comunicação, denominada como Comunicação Interna Organizacional.
A Comunicação Interna Organizacional pode ser entendida como todos os tipos de fenômenos de comunicação que facilitam ou complicam as relações horizontais e verticais nas organizações. Para que essa comunicação ocorra, há necessidade de desenvolvimento e execução de Processos Comunicacionais, os quais são processos de informação, de compreensão e de reflexão, capazes de realizar mudanças no sistema contínuo de relacionamento entre os colaboradores (atores sociais) de uma organização. Utilizam-se meios adequados para dialogar ou interagir com a totalidade da organização. (jacques vigneron)
Abordada conceitualmente, a comunicação pode ser entendida ora como meio, como função, como processo de interação, como fonte de dominação. Os diferentes conceitos e teorias desenvolvidos apoiaram-se fundamentalmente na Doutrina Retórica Tradicional, na Teoria das Relações Humanas e na Teoria da Gestão Organizacional. Alguns autores afirmam que os recentes trabalhos de comunicação organizacional foram moldados pelo interesse na