Polarização da Luz
Relatório IV
Polarização da Luz
Juazeiro, 11 de Novembro de 2014
Polarização da Luz
Introdução:
Uma onda eletromagnética é formada por campos elétricos e magnéticos que variam no tempo e no espaço, perpendicularmente um ao outro, como representado na figura 01. A direção de polarização de uma onda eletromagnética é definida como a direção do campo elétrico dessa mesma onda. Assim, a onda mostrada na figura 01 é linearmente polarizada ao longo da direção y.
Figura 01: Representação do campo elétrico E, e magnético B de uma onda eletromagnética que se propaga na direção x.
Neste experimento de laboratório iremos estudar a polarização da luz. Polarizar a luz significa selecionar uma direção para a vibração do seu campo elétrico E. Quando as vibrações de E numa onda luminosa são paralelas entre si, formando um plano com a direção de propagação desta onda, tem-se luz plano-polarizada. Há muitas formas de se obter luz plano-polarizada, aqui abordaremos a Polarização da Luz e a interferência e difração.
1. Polarização da luz:
1.1 - Procedimento experimental
Para iniciar o experimento, montou-se o equipamento da seguinte forma:
Figura 01: Montagem para experimento de polarização da luz
Colocou-se sobre a base metálica um cavaleiro metálico com lente convergente de distância focal 10 cm e fixou-se no mesmo um diafragma com uma fenda. Colocou-se na extremidade da base metálica um anteparo para projeção do raio da fenda. Em seguida, ligou-se a fonte de luz.
Colocou-se sobre a base metálica um polaroide fixo a 8 cm da lente. Ajustou-se a posição da lente para que a fenda projetada permanecesse bem nítida. Em seguida, colocou-se sobre a base metálica um segundo polaroide, dessa vez a 12 cm de distância do primeiro polaroide.
Observou-se a projeção luminosa no anteparo de projeção. Em seguida, ajustou-se o segundo polaroide num ângulo de 90º em relação à angulação do primeiro polaroide. Observou-se a projeção.