Polarização da luz
São Carlos, 22 de novembro de 2007
Física Experimental D
Prática 4
Polarização da luz, dicroismo e birrefringência
Índice
Resumo 3
Objetivos 3
Introdução Teórica 3
Material Utilizado 9
Procedimento Experimental 9
Resultados 11
Conclusão 15
Questões 15
Apêndice 16
Bibliografia 17
Resumo:
Com o objetivo de estudar o fenômeno de polarização da luz pelas técnicas de reflexão e absorção, montamos dois aparatos experimentais: no primeiro, verificamos o método de polarização por reflexão e a validade da lei de Brewster; no segundo, averiguamos a validade da lei de Malus para duas fontes diferentes de luz, um laser de He-Ne e uma fonte fria de luz branca, e a não validade para uma fonte de luz quente, já que o material dicróico utilizado não era sensível à radiação infravermelha. Em uma outra etapa, caracterizamos a birrefringência em uma célula Kerr, determinando sua constante e a dependência do índice de refração extraordinário com o campo elétrico.
Objetivos:
Estudar o fenômeno da polarização por meio de materiais dicróicos e da reflexão (ângulo de Brewster), verificar a Lei de Malus e a birrefringência por meio de uma célula Kerr.
Introdução Teórica:
Polarização
Em uma onda eletromagnética como a luz, o campo elétrico e o magnético oscilam no complemento ortogonal do Vetor de Poynting, em direções perpendiculares entre si. Portanto, analisando o comportamento de apenas um deles, é possível saber o que ocorre com outro. Se a onda é plana, monocromática e se propaga na direção z, temos:
[pic] (1) com [pic] (2)
onde φ é a defasagem