Polarização
Capítulos 33-7 e 33-10
Halliday & Resnick 8º Edição
Bruno Leonardo Schmitz Zimmermann
Plano de Oscilação
O plano de oscilação de uma onda eletromagnética polarizada.
Para representar a polarização mostramos uma vista “frontal” da onda e indicamos a direção das oscilações do campo elétrico através de uma seta de duas cabeças.
Ondas polarizadas Verticalmente
Campo elétrico oscila na vertical.
Para que o campo elétrico das ondas de televisão produza uma corrente na antena (e, portanto, forneça um sinal ao receptor), é preciso que a antena esteja na vertical.
Ondas Polarizadas Horizontalmente
Campo elétrico oscila na horizontal.
Vale a mesma analogia para ondas polarizadas verticalmente. Luz polarizada
Uma fonte de luz comum não é polarizada.
A direção do campo elétrico aleatoriamente com o tempo.
Se mantém perpendicular propagação de onda.
à
muda
direção
da
Uma luz não polarizada orientada para fora do papel; o campo elétrico está em todas as direções do plano.
A luz não polarizada é formada por ondas com campo elétrico em diferentes direções. Na ilustração, as ondas estão todas se propagando na mesma direção, perpendicularmente para for a do papel, e têm a mesma amplitude E.
Esta é uma forma compacta de representar a luz não polarizada.
Uma outra forma de representar a luz não polarizada. A luz é a superposição de duas ondas polarizadas cujos planos de oscilação são mutuamente perpendiculares.
Filtro polarizador
• A componente do campo elétrico paralela à direção de polarização é transmitida por um filtro polarizador; a componente perpendicular é absorvida.
• O campo elétrico que sai de um filtro polarizador contém apenas a componente paralela à direção de polarização do filtro, o que significa que a luz está polarizada na direção. Como o eixo de polarização do filtro é vertical, apenas a luz polarizada verticalmente consegue atravessá-lo. A luz não polarizada se