Polarização da luz e diferentes tipos de óculos de sol
Curitiba 2012
Introdução
Neste trabalho iremos comentar sobre a polarização da luz e os diferentes tipos de óculos de sol. Sobre a polarização da luz explicaremos as suas definições e propriedades e também porque ocorrem e o tipo de onda que ela ocorre e mostrar como uma onda não polarizada pode se tornar polarizada. Nos tipos de óculos de sol mostraremos algumas coisas importantes que uns bons óculos de sol devem ter como, por exemplo, deve proporcionar proteção contra raios ultravioleta, contra luzes muito intensas e clarões, além de eliminarem frequências especificas de luz e a tecnologia necessária para conseguir cumprir esses requisitos.
Polarização da Luz
Definição: A Luz Polarizada é, diferentemente da luz normal, uma radiação eletromagnética que se propaga, ao atravessar um meio em apenas um plano, sendo assim a luz polarizada não atende todas as direções. A luz comum se propaga em todos os planos possíveis.
Origem: A Luz Polarizada é obtida através de aparelhos específicos (polarizador) ou fazendo luz comum atravessar um Prisma de Nicol. A polarização da luz tem caráter ondulatório. Alguns cristais têm a propriedade de polarizar a luz: só deixam passar a parte da onda que oscila num determinado plano e os planos de polarização dos dois filtros coincidirem, a luz atravessará os dois filtros, ficando polarizada nesse plano. Mas se os planos dos dois filtros forem perpendiculares, nenhuma parte da luz polarizada que passou pelo primeiro filtro conseguirá passar através do segundo assim não será possível enxergar através do filtro. Ex:
A polarização é utilizada em diversos locais como, por exemplo, como insulfilm de automóveis, óculos de sol, telas de LCD e calculadoras. Na física podemos tratar da intensidade final proporcionada pelo ângulo entre os filtros, nesse caso, após atravessar o primeiro filtro, a intensidade da luz é descrita sobre o ângulo com a componente da luz