Ondas Eletromagnéticas
São Paulo 2012
ÍNDICE
1 INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 Tópicos do documento
2 OBJETIVO
3 INTRODUÇÃO TEÓRICA
5 EXERCÍCIOS
6 CONCLUSÃO
7 BIBLIOGRAFIA
1 - INFORMAÇÕES GERAIS
1.1 Tópicos do documento - Equação da Onda. - Ondas Planas em Dielétrico perfeito, dissipativo e bom condutor. - Polarização de Ondas Planas. - Vetor de Poynting.
2 - OBJETIVO
Fixar conhecimento em propagação, freqüências e comprimentos de onda. 3 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
O conceito conhecido como teoria das ondas eletromagnéticas originou-se com o trabalho de James Clerk Maxwell e Heinrich Hertz. De acordo com as equações elétricas e magnéticas postuladas por Maxwell, os campos eletromagnéticos se assemelham a uma onda, tanto na estrutura quanto na ação. As ondas eletromagnéticas coincidem com a medição da velocidade da luz, tornando a onda eletromagnética um tipo de luz.
Os campos elétricos são variáveis no espaço, e geram um campo magnético que é variável no tempo. Da mesma forma, os campos magnéticos agem do mesmo modo que os campos elétricos, fazendo com que os dois conceitos operem em sintonia. Juntos, os dois campos oscilam e criam uma onda eletromagnética.
As propriedades físicas da onda eletromagnética toma a forma da eletrodinâmica. Esta teoria significa que qualquer campo eletromagnético presente no mesmo espaço é considerado um campo de vetores, uma onda com direção e comprimento. Como tal, pode fundir-se com outros campos de vetores. Por exemplo, quando uma onda eletromagnética impacta uma molécula, os átomos no interior daquela molécula começam a oscilar, emitindo suas próprias ondas eletromagnéticas, de modo a afetar a onda original. De acordo com o conceito de onda eletromagnética, isso produzirá uma mudança de direção, uma alteração na velocidade, uma mudança no comprimento de onda.
5 - EXERCÍCIOS
6 - CONCLUSÃO
Equação da Onda
Resumo
O presente