Ondas eletromagnéticas
Ondas Eletromagnéticas
Novembro 2012
Cuiabá – MT
Introdução
Embora não nos atentamos para elas, as ondas eletromagnéticas permeiam nosso ambiente. Na forma de luz visível, elas nos permitem ver o mundo com nossos olhos; ondas infravermelhas da superfície da Terra aquecem nosso ambiente; ondas de radiofrequência; microondas que cozinham os alimentos e são utilizadas também em radares. Estamos em uma piscina de ondas eletromagnéticas. Mas antes de falarmos especificamente sobre essas ondas vamos voltar um pouco para definirmos o que é uma onda.
O que são ondas? Ondas são movimentos oscilatórios que se propagam em um meio, transportando energia, sem transportar matéria. Analogicamente podemos comparar as ondas, as ondas das águas.Se atirarmos uma pedra na superfície de uma lagoa, logo notamos a formação de ondas circulares em volta do local onde caiu a pedra. Assim, notaremos uma formação de sucessivas ondas que se deslocam afastando-sedo ponto de origem. A onda sofre um amortecimento gradual e progressivo à medida que se afasta do ponto inicial, devido à resistência encontrada pela água até se extinguirem. Podemos classificar em dois tipos as ondas: • Mecânicas – Perturbações provocadas em meios materiais elásticos, transportando energia mecânica (ondas em cordas, em superfícies líquidas, ondas sonoras, etc.). Não se propagam no vácuo. • Eletromagnéticas – Vibrações de cargas elétricas que transportam energia na forma de quanta – “pacotes” de energia (luz, ondas de rádio, de TV, microondas, raios X, etc.). Propagam-se no vácuo e em alguns meios materiais.
História Antes da primeira previsão da existência de ondas eletromagnéticas em 1864 pelo físico escocês, James Clerk Maxwell. Michael Faraday já tinha afirmado que era possível produzir um campo a partir de um campo magnético variável.Mas foi Maxwell que, através de suas formulas, formadas