Col Gio S O Jer Nimo
Física Física
No cinema 3D
Nome: Maryana Alves.
Série: 1° ano “b”
Professora: Vanessa
Data: 12.02.2015
O assunto procura buscar por que a física está em todo o espaço em que costumamos frequentar, principalmente em uma sala de cinema em que os filmes são em 3D, onde as pessoas e até mesmo os personagens de desenho podem ser visualizados, tridimensionalmente, como se fossem reais e estivessem mais próximos de nós.
Sabemos que a física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos em gerais. Ficamos nós perguntando por que a física é tão importante no nosso dia a dia, e vemos que ela é tão útil quanto imaginamos. Quem já foi ao cinema, e assistiu a um filme em 3D deve ter percebido que a física esteve presente no espaço e ficou se perguntando como ela surgiu ali. Os jovens hoje aprovam e demonstram atração e grande interesse nessa nova tecnologia.
Desde que foi criado, o cinema evoluiu muito, ganhando som, cores e efeitos especiais. A última novidade são os filmes em 3D, os quais precisam de óculos especiais, como os da figura abaixo, para serem assistidos.
Nos filmes em 3D, os cenários, as pessoas e até mesmo os personagens de desenho podem ser visualizados tridimensionalmente, como se fossem reais e estivessem mais próximos de nós. Assim, a ideia dos produtores destes é "enganar" nosso cérebro e nossos olhos, fazendo-os pensar que estão diante de um espaço tridimensional e não à frente de uma tela bidimensional comum.
Para entendermos o funcionamento dos cinemas 3D, é fundamental que saibamos que os seres humanos possuem visão binocular, de modo que cada olho enxerga uma imagem diferente, sendo o cérebro o responsável por combiná-las em uma única imagem.
A diferença angular (quase imperceptível) entre estas duas imagens, denominada desvio, é utilizada pelo cérebro para ajudar na percepção de profundidade. É exatamente por esta razão que, ao perder a