Pol tica de Educa o
Resumo de Tarcio Silva
O texto de Eloisa de Mattos Höfling entende-se por politicas públicas aqueles cujos projetos se voltam em tomadas de decisões, quais escolhas serão realizados, quais os caminhos traçados para as implementações traçados pelo governo e que modelos de avaliações serão aplicados.
As politicas públicas são entendidas como uma ação do Estado, ele implanta um projeto destinado para um setor especifico da sociedade (saúde, moradia, transporte e educação) a fim de que amenize ou solucione o problema. Porém desses projetos lançados, poucos realmente são guiados sem ser crivados pela burocracia, daí a importância de serem projetos reduzidos a políticas estatais.
Os projetos políticos públicos como o da educação estão na categoria de políticas sociais, que são aquelas que, segundo HÖFLING, se referem a ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico.
Ou seja, são projetos que o Estado implanta determinações de ações distribuindo os benefícios sociais no intuito de sanar os problemas socioeconômicos sem que esta seja presa aos pensamentos dos organismos controladores do próprio Estado. Os projetos deveriam ter mais uma participação total da sociedade nessa vertente.
A concepção de pensar em política educacional atrelada somente a restrição para a qualificação da força de trabalho, é diminuir o potencial gerado pelos consumidores sociais, esquecendo que são trocas e compartilhamento de bens mútuos para todos, visando sempre às habilidades e potencialidades destes indivíduos.