ACIDO RIBONUCLEICO 2
BIOLOGIA.
ÁCIDO RIBONUCLEICO
2015
ÁCIDO RIBONUCLEICO.
INTEGRANTES DO GRUPO Nº 3
Nomes
Nºs
17
18
19
20
21
22
23
24
25
CLASSE: 10ª
Docente:
Guilhermina F.N. Ferreira
INTRODUÇÃO.
O RNA foi provavelmente o primeiro tipo de ácido nucléico a surgir na natureza. Sua estrutura mais simples, a diversidade de tipos, a capacidade de auto-replicação, a acção catalítica encontrada em certos RNA aponta para a condição de molécula hereditária primordial.
O DNA1 foi na verdade uma cria do RNA de algumas células primitivas que ganharam com isso maior estabilidade e durabilidade do seu material em dupla hélice. Com essa nova invenção das células era possível aumentar consideravelmente o tamanho dos ácidos nucléicos e assim, estocar mais informações e a partir daí desencadear a síntese de um maior arsenal de proteínas que tornou o metabolismo celular mais complexo, diversificado e consequente eficiência no seu funcionamento.
DEFINIÇÃO.
O Ácido Ribonucleico é o material genético de alguns tipos de vírus e, nos organismos celulares, a molécula que dirige as fases da síntese de proteínas. Nos vírus ARN, esta molécula comanda dois processos: a síntese de proteínas (produção das proteínas que formam a cápsula do vírus) e replicação (formação de uma cópia de si mesmo). Ou ainda pode ser considerado como: o responsável pela síntese de proteínas da célula. O RNA é um polímero de nucleótidos, geralmente em cadeia simples, que pode, por vezes, ser dobrado. As moléculas formadas por RNA possuem dimensões muito inferiores às formadas por DNA.
LOCALIZAÇÃO.
Em células eucariotas, o RNA localiza-se no citoplasma (maior quantidade) e no núcleo, onde é sintetizado. A quantidade de RNA é variável de célula para célula e com a atividade celular.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS.
O RNA é constituído por uma ribose, por um grupo fosfato e uma base