Filosofia Pol Tica E Educa O
DATA: 29.06.2012
PROFESSORA: Joana
ALUNA: Adriana Pena Moreira
CURSO DE PEDAGOGIA
6º PERÍODO
FILOSOFIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO
"O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter" .
Jonh Dewey
Uma das principais lições deixadas por John Dewey é a de que, não havendo separação entre vida e educação, esta deve preparar para a vida, promovendo seu constante desenvolvimento. Como ele dizia, "as crianças não estão, num dado momento, sendo preparadas para a vida e, em outro, vivendo". Então, qual é a diferença entre preparar para a vida e para passar de ano? Como educar alunos que têm realidades tão diferentes entre si e que, provavelmente, terão também futuros tão distintos?
(http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/john-dewey-307892.shtml)
O ser humano é um todo, sendo assim, dentro da escola ele também deve ser visto nesse sentido, dessa maneira o professor não deverá trabalhar com um manual pronto de ensino, cabe ao mesmo refletir sempre suas práticas de educação. Um memorial sobre suas práticas é sempre bem- vindo, pois lembrar não é reviver, mas refazer, repensar, construir com imagens os ideais de hoje as experiências do passado.
Preparar o aluno para vida é vivenciar com ele seu cotidiano, mostrar para ele o caminho para a cidadania, fazendo o mesmo um ser crítico, voltado para o bem da sociedade, ou seja um contribuinte para o crescimento da mesma, não um mero ouvinte, mas um cidadão cumpridor de seus direitos e deveres.
A educação é o único legado que deixamos aqui na Terra, sendo assim a mesma deve ser vista como prioridade na sociedade, pois a sua falta, ou a sua
decapitação é a maior causa dos problemas sociais. Digo decapitação porque desde os tempos coloniais a mesma fora aleijada, sendo prioridade da nata.
Sabemos que hoje em nosso tempo ainda encontramos muitas dificuldades no ensino, ora porque é um desafio