Poesia e teorias
Poesia e evolução
Disciplina: Teoria da poesia Período noturno
Unesp-Araraquara
Junho de 2012
1. Introdução.
A poesia é teorizada desde a antiguidade, sempre buscando uma resposta, uma concepção, um conceito que, defina a defina.
A Poesia esta inserida dentro de uma coletividade cultural, sua concepção é traçada a partir das obras realizadas em determinados momentos históricos. Aristóteles é um dos primeiros a tentar enquadrar a arte poética em gêneros possível de analise, o lírico, o épico e o dramático. Tais gêneros se modificaram e foi preciso a elaboração de novas teorias para qualificar as novas obras. A poesia tornou-se expressão máxima do gênero lírico. E ao largo de sua história existiram diversas propostas estéticas, e diversas teorias encarregadas de justifica-las. De uma visão clássica da poesia, onde a preocupação era buscar temáticas sublimes, próximas aos deuses, tendo uma forma fixa que representava o Belo, a poesia veio pouco a pouco se aproximando do humano e do rasteiro, chegando a buscar o mais imundo da sociedade para assim encontrar o Belo.
A poesia desce da torre de Marfim e chega ao chão, se modificando, se transformando, se destruindo e se recompondo em novas formas e conteúdos, e mesmo assim continua sendo classificada como poesia.
A definição de poesia é uma tentativa de justificar sua existência, e é concebida por uma teorização a partir do estudo das obras poéticas. Mas, se o caminho traçado pela arte poética é tão longo e distinto, porque podemos dizer que Homero, Camões, Baudelaire, Pessoa, Murilo, Drummond, João Cabral Manoel, Aroldo e Augusto fizeram poesia? O que os tornam poetas?
2.Concepções de Poesia 2.1 Aristóteles Na primeira obra teórica da literatura Aristóteles define sua concepção sobre o que poderia ser considerado poesia, para ele poesia parte da imitação do real, mas não cantando o como ele é mas sim