Da matta- resumo cap 2 a casa, a rua, o trabalho
Resumo do Livro
DaMatta enfatiza a situação dos indivíduos em sua rotina diária (casa X rua). Onde se chocam as diferentes classes sociais brasileiras - nas cidades. Sobre o contraste do caos e a tranqüilidade... (bicicletas, carros, trens, ônibus, pedestres X sossego do lar ... A harmonia sobre a confusão).
Segurança em casa e o perigo nas ruas! O contexto de governo diferencia-se em cada espaço, ou seja, a ordem das ruas pode confundir o quem a ninguém. Enquanto que em casa, o quem é quem governa a ordem.
Sobretudo, são espaços de moralidades, ações e relações.
Biografia do autor
É Professor-doutor pela Universidade de Notre Dame (EUA), doutor pelo Peaboy Museum da Universidade de Harvard (EUA), ensaísta de Cultura e articulista do jornal "O Estado de São Paulo".
Considerado um dos grandes nomes das Ciências Sociais brasileiras, DaMatta é autor de diversas obras de referência na Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como Carnavais, Malandros e Heróis, A casa e a rua ou O que faz o Brasil, Brasil?.
Uma de suas grandes influências é o antropólogo estadunidense David Maybury-Lewis (grande especialista na etnia Xavante), a quem auxiliou durante seus estudos na Universidade de Harvard, entre as décadas de 60 e 70.
Roberto DaMatta é o quarto autor mais citado em trabalhos acadêmicos em Ciências Sociais no Brasil, atrás apenas de três pensadores estrangeiros: Karl Marx, Max Weber e Pierre Bourdieu. Em 2001 recebeu a Ordem do Mérito do Rio Branco no grau de Comendador
Ideia do autor: Casa
A ideia passada por ele nesse capítulo é como o brasileiro interpreta a casa, a rua e o trabalho. O brasileiro interpreta como casa um local que não é somente onde mora e, no entanto, onde você é único e insubstituível, onde você consegue ter os membros de uma família e de um grupo fechado com fronteiras e limites bem-definidos. Seu núcleo é constituído de pessoas que possuem a mesma