A tuberculose
A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa através das vias aéreas. A probabilidade que a Tuberculose seja transmitida depende de alguns fatores: * da contagiosidade do caso índice (doente bacilífero fonte da infecção); * do tipo de ambiente em que a exposição ocorreu; * da duração da exposição.
Quando uma pessoa inala as gotículas contendo os bacilos de Koch, muitas delas ficam no trato respiratório superior (garganta e nariz), onde a infecção é improvável de acontecer. Contudo, quando os bacilos atingem os alvéolos a infecção pode se iniciar.
Em primeiro lugar, os bacilos multiplicam-se nos alvéolos e um pequeno número entra na circulação sangüínea disseminando-se por todo o corpo.
Dentro de 2 a 10 semanas no entanto, o sistema imune usualmente intervem, impedindo que os bacilos continuem a se multiplicar, prevenindo disseminação posterior.
A infecção tuberculosa, sem doença, significa que os bacilos estão no corpo da pessoa, mas o sistema i m u n e o s e s t á m a n t e n d o s o b controle. O sistema imune faz isto pro d u z i n d o c é l u l a s c h a m a d a s macrófagos que fagocitam os bacilos e f o r m a m u m a b a r r e i r a , o granuloma, que mantém os bacilos sob controle. A infecção tuberculosa é d e t e c t a d a a p e n a s p e l a p ro v a tuberculínica (ver mais adiante). As pessoas infectadas e que não estão doentes não transmitem o bacilo.
Todos os órgãos podem ser acometidos pelo bacilo da tuberculose, porém, ocorre mais