Poemas camonianos
Sequência de Ensino-aprendizagem: Lírica camoniana
10º Ano - Português Professora: Alice Malato
Trabalho de Grupo
Objectivos do trabalho:
● Ler uma imagem ● Ler analitica e intertextualmente um poema; ● Redigir itens de resposta curta ou extensa; ● Ler expressivamente/ declamar / dramatizar um poema; ● Expor oralmente as conclusões do trabalho realizado anteriormente.
Avaliação:
Pretende-se avaliar: Criatividade - 60% Competência do oral - Expressão Oral: Capacidade e segurança da expressão oral - 140% Competência da leitura- • Profundidade e correção da análise do poema - 200% • Correção da expressão escrita
Explicitação das fases do trabalho:
• Leitura de uma imagem; • Leitura analítica e intertextual de poemas, a partir de tópicos fornecidos pela professora; • Redação dos resultados da análise do poema; • Entrega do trabalho escrito, no dia da apresentação oral; • Preparação da apresentação oral.
Apresentação oral: cerca de 40 minutos
Corrente Tradicional
Guião de Análise Poema: “Aquela cativa” ( Manual – Português Dez, pp. 70-71) 1. Ler a imagem: observar; sentir; descrever; interpretar. 2. Interagir: relacionar a imagem com o texto. 3. Leitura expressiva / declamação /dramatização do poema. Orientação de Leitura
1. Atenta nos dois versos iniciais do poema(em itálico). 1.1. Refere a sua função. 1.2. Salienta o seu valor enquanto marca autobiográfica da composição. 2. Divide o poema em partes lógicas e resume o conteúdo de cada uma delas. 3. Ao longo destas endechas, o poeta apresenta e caracteriza uma mulher. 3.1. Enumera as características físicas e espirituais que ele destaca. 3.2. Indica os processos utilizados pelo sujeito poético para realçar a beleza de Bárbara, explicitando o seu valor expressivo. 3.3. O texto estabelece um contraste entre o retrato de Bárbara e um outro ideal de beleza feminina. Descreve-o.
4. Explica como o trocadilho com as palavras cativa e cativo ajuda