Demonstrações contabeis
As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas.
A prestação anual de contas é composta pelo Relatório da Administração, as Demonstrações Contábeis e as notas explicativas que as acompanham, o Parecer dos Auditores Independentes (caso houver) e o Parecer do Conselho fiscal.
OBJETIVOS
As demonstrações contábeis de uso geral fornecem informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de fornecedores e credores na tomada de decisões para a empresa. As demonstrações também mostram os resultados de gerenciamento, pela administração dos recursos que lhe são confiados.
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Postulados Contábeis e Princípios Contábeis
De acordo com a nova Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, o princípios que deverão nortear a contabilidade estão assim delineados:
Pressupostos Básicos
•Regime de Competência
• Continuidade
Estrutura e Divulgação das Demonstrações Contábeis no Brasil
A Lei das SA, após as recentes alterações, apresenta uma nova configuração quanto às Demonstrações Contábeis obrigatórias, estendendo a obrigatoriedade às sociedades de grande porte. As companhias deverão observar as disposições constantes no Pronunciamento Técnico CPC nº 13 – Adoção da lei n° 11.941/2009.
Demonstrações contábeis e informações obrigatórias
*Balanço Patrimonial(BP) *Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); *Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (LPA); *Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC),não obrigatória para companhia de capital fechado com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais);
* Demonstração