Poder e conflitos nas organizações
INTRODUÇÃO
O desejo de poder é inerente à nossa natureza essencial e fundamental à nossa sobrevivência. Em nenhum lugar a busca do poder é mais evidente do que no ambiente de trabalho de hoje. Independente da maneira como os administradores o utilizam, o fato é que sem poder eles são incapazes de atingir algo significativo, outras pessoas ou a sociedade em geral. O segredo para alcançar o sucesso como administrador e como empresa consiste em aprender a liberar o potencial oculto das pessoas. Consiste em ajudar os trabalhadores em todos os níveis, do faxineiro ao executivo, a sentir o seu próprio poder.
O Poder
A fonte originária do poder encontra-se na capacidade de coagir ou de estabelecer uma relação de domínio sobre os outros, na produção de efeitos desejados ou no controle das ações dos outros. O indivíduo ou o grupo dotado de poder pode influenciar o comportamento e os resultados de outras pessoas. Pode conseguir o que quer de acordo com seus interesses. Para que o poder exista, é necessário que alguém queira algo que está sob controle de outro. Existe, dessa forma, uma relação de dependência de indivíduos ou grupos em relação a outros.
O poder só poderá ser exercido quando houver consentimento das pessoas envolvidas na organização. As relações de poder têm um significado muito importante dentro da organização, pois elas fazem parte e levam características da estrutura organizacional de cada empresa. Analisando as estruturas organizacionais, o modo como as pessoas se comportam no ambiente de trabalho e como se relacionam, entendemos que existem várias formas de se exercitar o poder nas organizações. Compreendendo estas formas, fica mais claro também o significado da palavra poder.
A primeira forma de Poder que se pode citar é o Poder de posição ou autoridade formal.