Organização sistema e metodos
A política é um aspecto inevitável da vida organizacional, sendo esta a detentora de grande papel construtivo na criação da ordem social.
Na realidade e que ao se relevar à visão política das organizações, percebe-se que toda a atividade organizacional é baseada em interesse e a avaliar todos os aspectos do funcionamento organizacional.
Os objetivos organizacionais, a estrutura, a tecnologia, a estruturação de cargos, o estilo de liderança e outros aspectos formais do funcionamento têm uma dimensão política, da mesma forma que o mais obvio jogo de poder e conflito, na visão de Morgan (1996).
As organizações são sistemas políticos, e são berço de conflitos de interesses, conflito e poder. Sempre existirá alguém que comande uma situação, sendo detentor do poder. Contudo vale ressaltar que é o poder a força capaz de equilibrar interesses e conflitos. Talvez o grande x da questão seja descobrir se quem detém o poder consegue resolver as situações de conflito e interesses da melhor forma possível.
As formas mais comuns de regras políticas encontradas nas organizações são: * Autocraticamente (“vamos fazer desta forma”); são regidas por gerentes autoritários, que manipulam habilmente o poder, como resultado das suas características pessoais, laços de família ou habilidade em sedimentar a influência e o prestígio dentro da organização. * Burocraticamente (“Espera-se que façamos desta maneira”); Associada ao uso da palavra escrita, e é exercida pelos burocratas que se sentam atrás de suas mesas, fazendo e administrando regras para a organização. * Tecnocraticamente (“A melhor maneira de fazer isto é desta forma”); o poder e a responsabilidade estão diretamente ligados ao conhecimento e especialização técnica de alguém. Exemplos deste tipo são as organizações flexíveis (que estão sempre em mudança) que são encontradas na indústria eletrônica e outros ambientes turbulentos. * Democraticamente (“Como vamos