Torno mecânico
Disciplina: Mecânica prática
Renan k. Rodrigues
Turma: 213/2
Etapas de torneamento.
Métodos de torneamentos com torno mecânico universal
Este relatório apresenta os métodos de torneamento de uma peça (aço 1020). Onde estaremos concluindo todas as medidas de desbaste e faceamento da peça para criarmos um adaptador de aço ABNT 1020, que o professor nos instruiu, para que possamos fazer o seu acabamento com maior precisão.
Este relatório esta conforme as presenças nas aulas práticas. Após o término de cada aula, marcávamos com um marcador o n° de uma castanha , para tomá-la de referência, e o n° do torno, para o prof. Luis Carlos guardar junto com os bits utilizados durante a aula.
corte do material
A nossa turma foi até a serra de movimento alternativo para cortar o material de trabalho de uma medida de 85 mm.
Fizemos o corte operando a serra aplicando a medida correta do material, fixando na base da máquina com um mordente móvel, após fixando, acionamos a alavanca que movimenta a serra para a aproximação no material, para realizarmos o corte.
Após executarmos o corte do material, transferimos até um fixador com uma parte fixa e outra móvel (denominado morça), para realizarmos um chanfro com 45° aproximadamente, com uma lima bastarda, nas 2 extremidades da circunferência do cilindro, para retirar o fio do material.
[pic]
Lima Bastarda
Etapas do Torneamento
Na próxima etapa, colocamos a peça para o torno para as operações de torneamento.
Colocamos a peça nas castanhas com 50mm para fora, e centralizamos com o graminho, para maior precisão, logo após utilizamos um relógio comparador para retirar a oscilação da peça quando ligávamos o torno.
[pic][pic]