poder liderança e etica
Liderança
O LÍDER E O ADMINISTRADOR
“Lideres visionários são importantes para a organização, mas grandes administradores são fundamentais.” Tom Peters
Esta frase dita pelo “guru” da administração Tom Peters, destaca que tanto o líder quanto o administrador são importantes para a organização, mas também indica que há uma diferença entre eles. Segundo Peters, se os líderes são importantes para o processo de nascimento de um empreendimento, os administradores são essenciais para que esse empreendimento cresça e se consolide no mundo dos negócios.
O líder tem um espírito visionário, uma postura de empreendedor, uma visão mais estratégica.
Normalmente são grandes sonhadores e seu papel na organização é criar para a equipe uma clara visão de futuro, que indique aonde eles deverão chegar. O líder está focado muito mais na amanhã do que no hoje, mais no que fazer e não no como fazer. O líder é aquele que, pela sua postura, entusiasma seus seguidores e os leva a querer fazer.
Já o administrador tem como objetivo fazer com que o trabalho seja executado e focaliza, prioritariamente, o aqui e agora. Ele mantém os processos em marcha, faz a coisas funcionarem e tem uma visão tática mais apurada. Ele faz as coisas se movimentarem e não deixa “a peteca cair”. Um administrador faz com que os colaboradores caminhem em direção ao objetivo definido pela organização e realizem o trabalho de acordo com as normas e procedimentos, seguindo o que foi planejado.
Um administrador pode ser um líder?
Apesar de diferenças na maneira de encarar as coisas, um administrador pode perfeitamente ter diversas características de um líder, e é até bom que ele desenvolva algumas delas e as utilize no dia a dia, porque isso facilitará seu trabalho junto a sua equipe. As organizações até desejam que seus administradores tenham algumas das características de liderança e muitas procuram desenvolvê-las através de programas de