metais
Os metais são materiais que se caracterizam por apresentarem uma alta resistência mecânica, ductilidade –que pode ser definida como a capacidade de suportar deformação plástica sem se romper- pela dureza, brilho, opacidade, baixa resistência elétrica e alta condutibilidade térmica.
Seu uso está muito ligado a essas propriedades.
Aplicações na Arquitetura
Na Arquitetura, os principais metais utilizados são alumínio e o aço. O primeiro dá forma às esquadrias, janelas, portas, coberturas e fachadas; não sendo utilizado como elemento estrutural em função de seu custo elevado e de sua baixa capacidade de sustentação.
Já o segundo, além de esquadrias em geral, está presente também na estrutura – seja no esqueleto do concreto armado ou como colunas, pilares e vigas que podem ou não estar associadas ao concreto.
Principais metais
Aço
o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade desdeas primeiras obras - como a Ponte Ironbridge na Inglaterra, de 1779.
O aço corresponde ao que comumente chamamos de ferro. A maior diferença entre esses dois materiais está na resistência, pois o ferro não tem boa resistência mecânica e é usado, por exemplo, na fabricação de grades e portões.
A obtenção desse material, geralmente, obedece a duas fases: a Mineração e a Metalurgia. Na mineração temos a colheita do minério que pode ser feita a céu aberto ou subterrâneas, a ferro ou a fogo (mecânica ou com explosivos), e a concentração (purificação), que pode ser feita com processos mecânicos ou químicos.
Os principais processos mecânicos são a trituração, a classificação, a levigação (água corrente, o metal mais pesado afunda e a ganga escoa), a flotação (se a ganga é mais pesada, faz-se a agitação do minério em mistura de água e óleo, o metal sobe com a espuma), a separação magnética, a lavagem e outros.
Alumínio
Usado pela primeira vez na arquitetura em 1884, quando