vigilancia sanitaria
Segundo Maciel et al,
“O indicador é definido como um valor agregado a partir de dados e estatísticas, transformados em informação para o uso direto dos gestores. Deste modo, podem contribuir para aprimorar o gerenciamento e a implementação de políticas. Os indicadores permitem dar um valor agregado aos dados, convertendo a informação para uso direto. Por princípio, devem ser apropriados para diferentes usuários e estar baseados no reconhecimento de que diferentes decisões e questões requerem distintos tipos e níveis de indicadores e servem para orientar a prática, formulando evidências para o diagnóstico”.(Maciel et al, 1999).
Dentro do sistema de saúde, os indicadores passam a revelar a situação de saúde de uma determinada população ou de um indivíduo e é montado a partir de dados referenciados no tempo e espaço, e pela sua forma de organização e apresentação, facilitam a análise e o olhar com significância sobre a realidade, através de sua simples leitura ou através do acompanhamento dos dados no tempo, servindo para mensurar o gerenciamento, avaliação e planejamento das ações em saúde (PEREIRA, 2010).
Segundo a ANVISA, esses indicadores possibilitam mudanças tanto nos processos quanto nos resultados e possibilitam um melhor gerenciamento do tempo, o que se dá através da implementação de ações específicas que garantam a melhoria contínua e gradativa de uma situação ou agravo, e seus resultados podem ser expressos em frequência absoluta quando expressa número de casos, frequência relativa quando faz a relação entre dois valores absolutos ou ainda em índice o qual revela a expressão e a multidimensionalidade do indicador (ANVISA, 2008).
Ainda de acordo com a ANVISA,
“Para a construção de