Poder Judici Rio
O Poder Judiciário se encontra em destaque no cenário brasileiro e mundial, pois é a partir dele que muitos conflitos são resolvidos, por este ser um mediador das relações sociais, além de interferir diretamente na vida de todos os cidadãos, garantindo os direitos individuais e coletivos. Esse resultado é reflexo da evolução histórica do poder judiciário da estrutura social e política do Estado.
Esse trabalho tem como objetivo mostrar a evolução do poder judiciário que nem sempre teve essa importância e expressividade que possui hoje. Ao longo da história ocorreram várias mudanças que acompanharam o desenvolvimento e o momento histórico do país. No período colonial, esse poder não tinha autonomia, e era concentrado nos interesses do monarca, passando pelo período imperial que os poucos foram ganhando novas formas de organiza-se, como também o período republicano, o qual possibilitou uma nova ordem, que caracterizou certa independência e maior organização.
A vida em sociedade faz do direito algo imprescindível, e, onde existe direito, há sociedade, pois ambos se completam. O homem como ser social precisa de outros indivíduos e assim estabelecer relações, podendo ser essas algumas geradoras das mais variadas formas de ilicitudes, violações e conflitos. Dessa forma o Direito torna – se algo indispensável na sociedade que exige o estabelecimento de normas, padrões de conduta e regras que harmonizem a vida em sociedade, solucionando conflitos e exercendo a Justiça. Por isso nesse trabalho iremos conceituar Justiça, e o que grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles pensam a respeito, e assim, melhor compreender a importância que a Justiça tem em ralação a vida e para o próprio poder judiciário. (online)