Poder, Conflito e Negociação
PODER, CONFLITO E NEGOCIAÇÃO
Salvador
2013
O poder é a capacidade de influenciar os outros e, em troca, de resistir à sua influência. Obediência, identificação e internalização são resultados que podem advir do uso de cinco tipos de poder interpessoal: de recompensa, coercitivo, legítimo, de referência e especialista. O poder também é gerado pela incerteza que circunda a disponibilidade continua de contingências críticas. Dessa forma, ele se baseia na capacidade de reduzir essa incerteza.
O conflito é um processo de oposição e confronto que pressupõe a presença de interdependência, indeterminismo político e divergência. Ele pode ser gerenciado mediante barganha e negociação ou resolvido pela reestruturação das relações de interdependência mediante o uso de vários mecanismos de desacoplagem ou de vinculação de unidades.
A negociação acontece de dois tipos: procedimentos de barganha e negociação relacionadas à administração da divergência entre os interesses das partes conflitantes, e técnicas de reestruturação que se concentram na administração da interdependência entre indivíduos e grupos conflitantes.
O poder e o conflito nas empresas podem aumentar a produtividade e a eficiência ou reduzí-las substancialmente. Os processos políticos podem até determinar a existência e a direção estratégica de organizações inteiras. A reestruturação, muitas vezes estimulada levando os executivos a procurar novas direções estratégicas para suas empresas. Nesse processo, as considerações políticas estão alterando as carreiras de milhares de trabalhadores, em nível gerencial e não gerencial, e criando oportunidades para alguns, mas custando, a muitos outros, seus cargos. Compreender o poder e o conflito é crucial ao sucesso e à sobrevivência gerencial nas organizações empresariais atuais.
Poder pode ser formalmente definido como a capacidade de influenciar a conduta dos outros e, em troca, de resistir a influências