A negociação na harmonização de interesses: habilidades do negociador, soluções de problemas e conflitos, com breves considerações no âmbito do direito.
Luana Ortiz De Oliveira
Sumário: Introdução; 1. Negociação; 2.A negociação para resolução de conflitos; 3.Negociação coletiva de trabalho; Considerações Finais; Referências.
Resumo
O tema negociação tem sido um assunto muito discutido nos últimos anos, e vem por conseqüência receber a atenção de muitos autores. Dentro deste contexto, este estudo procurou demonstrar um pouco o que é a Negociação, de forma a sintetizar as técnicas, e conceitos do negociador, as características que compõem as habilidades humanas, “e verificar como essas habilidades influenciam o uso dos poderes pelo negociador, que se constitui numa das variáveis cruciais da negociação. Para isto, o presente estudo, utiliza como base o enfoque sistêmico da administração. Como resultado apresenta duas contribuições.
Primeiramente, houve a sistematização das características que formam as habilidades humanas, técnicas e conceituais do negociador e das teorias sobre o perfil do negociador. Em um segundo momento, analisou-se para cada tipo de poder, quais habilidades são preponderantes para se conseguir melhores resultados na negociação.”
O resumo deverá conter entre 300 (trezentos) a 600 (seiscentos) caracteres (com espaços)
Palavras-chave: Negociação, Poder, Habilidades.
INTRODUÇÃO
A introdução deve apresentar de maneira clara o assunto que será tratado e delimitar as questões, referentes ao assunto, que serão abordadas. Neste momento pode-se formular uma tese, que deverá ser discutida e provada no texto, propor uma pergunta, cuja resposta deverá constar no desenvolvimento e explicitada na conclusão.
1. NEGOCIAÇÃO
“A negociação é uma arte que se aprimora com a prática.”
Desde os primórdios, o homem negocia sua sobrevivência com as demais pessoas com quem convive, procurando atingir objetivos individuais ou comuns àqueles com quem compartilham