PNq 2
Resumo
Gerusa Tinasi de Oliveira
Roberto Antonio Martins
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo de caso múl- tiplo sobre os efeitos da adoção do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) na medi- ção de desempenho. A pesquisa empírica foi realizada em três das quatro empresas ganhadoras do PNQ no ano de 2005. Os principais resultados apontam que o mo- delo de excelência do prêmio exerce um papel importante tanto com uma alavanca externa como interna na evolução da medição de desempenho das empresas estuda- das. Os critérios de excelência “estratégia e planos” e “informação e conhecimen- to” agem como alavancas externas. Já a implementação ou melhoria de práticas de gestão atuam como alavancas internas para modificação da medição de desem- penho nos estágios de reflexão, modificação e desdobramento. As mudanças nos sistemas de desempenho ocorreram em graus diferentes nas empresas estudadas.
Palavras-chave: Medição de desempenho. Prêmio Nacional da Qualidade. Sistemas de medição de desempenho. Modelos de excelência na gestão.
1 Introdução
O ambiente em que a maioria das organizações compete é dinâmico e as rápidas mudanças, que nele ocorrem, requerem constantemente estratégias e opera- ções que possam refletir essas circunstâncias ambientais (KENNERLEY et al., 2003). Pautadas por essas novas estratégias, muitas empresas vêm investindo recursos em tecnologia e novas práticas de gestão para sobreviverem no mercado atual ou conquistarem novos mercados.
Diante da necessidade de melhorar a qualidade dos produtos e, conseqüentemente, aumentar a competi- tividade das empresas, em meados da década de 80 um grupo de especialistas norte-americanos analisou diversas organizações consideradas de sucesso com o objetivo de encontrar nelas características comuns que as diferenciassem das demais. Assim,