Oikos
COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Trabalho realizado por:
Bruna Campos, Nº6 Cláudia Ribeiro, Nº7
Eduardo Lemos, Nº8
Gonçalo Carvalho, Nº12
Raquel Belo, Nº22
9ºA
Vila Pouca de Aguiar, 10 de março de 2015
Introdução
Este trabalho sobre a associação “Oikos – Cooperação e Desenvolvimento” foi feito no âmbito da disciplina de Geografia.
A Oikos é uma empresa que trabalha com as comunidades de regiões e países mais pobres e vulneráveis, independentemente da sua origem ética, língua, religião ou geografia. As suas crenças assentam, acima de tudo, num mundo sem pobreza e injustiça onde o desenvolvimento humano seja equitativo e sustentável à escala local e global.
Desde a Emergência ao Desenvolvimento, passando pela Educação, Mobilização Social e Influência Pública, o trabalho da Oikos estende-se atualmente Portugal, África e América Latina. Desde a fundação há 25 anos, a Oikos já trabalhou em vários países: Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Guiné-Bissau, Haiti, Indonésia, Panamá, Uruguai e Timor-Leste.
Nesta associação participam cidadãos solidários, com uma consciência clara do papel da cidadania global para a promoção da equidade na erradicação da pobreza extrema e na redução das assimetrias económicas e do conhecimento que caracterizam a realidade mundial.
A sua atividade encontra-se estruturada em áreas da emergência/ação humanitária, desenvolvimento/vida sustentável e mobilização/cidadania global. Através da sua ação, com os diferentes atores sociais (Comunidades, Governos e Sociedade Civil local, Setor Privado, Academia), partilham esforços e responsabilidades e facilitam soluções para garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna.
A estratégia chave atual da Oikos assenta em 3 frentes:
• Conversão da Oikos numa associação assente em "membership" de cidadãos (as) e coletivos da Sociedade Civil;
• Aposta em novos modelos de atuação e outras formas de financiamento da sua estrutura e atividades (negócios