Acção humanitaria - informação sobre a instituição de voluntariado "oikos"
Os dois pilares fundamentais da acção humanitária são a assistência e a protecção. De uma forma geral, toda a acção humanitária contribui para assistir e proteger as pessoas mais vulneráveis perante uma situação de emergência, verificada ou potencial.
A opção de resposta em termos de acção humanitária encontra-se, prioritariamente, orientada para as comunidades das regiões e países com as quais já trabalham, permitindo assim, através do conhecimento adquirido e já partilhado, uma maior rapidez no diagnostico, eficiência na resposta e consistência no impacto da intervenção.
A resposta humanitária da oikos estende-se por três fases:
1ª Emergência - São prioritários os seguintes sectores: fornecimento de água potável, abrigo, alimentação, artigos de higiene e cuidados de saúde.
2ª Reabilitação - O objectivo é ajudar as vítimas da catástrofe a recuperar os seus meios básicos de subsistência e a reconstruir as infra-estruturas sociais básicas (postos de saúde, escolas, etc.)
3ª Prevenção e preparação de catástrofes - Auxiliando as comunidades locais a desenvolver estratégias de prevenção e gestão de riscos, minorando assim os impactos futuros.
Assistir as comunidades locais na gestão e redução dos factores de risco social, ambiental e económico é condição indispensável para a promoção de uma vida sustentável e digna. A intervenção da Oikos tem como objectivo auxiliar as comunidades locais na gestão e redução destes factores de risco, em quatro momentos essenciais a um processo de desenvolvimento sustentável:
Disponibilidade – criar os procedimentos necessários para que os beneficiários obtenham nas suas comunidades os bens e os recursos, em quantidade sufi ciente, para satisfazerem as suas necessidades básicas de forma permanente e sustentável;
Acessibilidade – facultar os procedimentos necessários para que os beneficiários obtenham, com