Pneumonia
Introdução
Albert Frankel foi um grande cientista na descoberta de um dos vírus da pneumonia, no caso o pneumococo.
A pneumonia constitui uma das principais doenças de mortalidade em crianças com idade inferior a cinco anos. A incidência dessa patologia é de cinco a dez vezes maiores nos países em desenvolvimento.
Dia 12 de novembro é o dia mundial contra a pneumonia. Este dia foi criado para conscientizar a população sobre medidas de prevenção e controle da doença, pois a pneumonia mata um individuo a cada 20 segundos em todo o território mundial.
O que é pneumonia?
Pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões, afeta especialmente os tecidos pulmonares e alvéolos (o alvéolo que deveria estar cheio de ar, fica cheio de secreções purulentas, impedindo o seu funcionamento).
Geralmente, a pneumonia ocorre devido à inalação de microrganismos presentes na cavidade oral para o interior dos pulmões. Em alguns casos, a infecção é levada aos pulmões através da circulação sanguínea ou chega aos pulmões diretamente, a partir de uma infecção próxima.
Ela pode ser causada por vários microrganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue. Cada pneumonia tem um tipo diferente de se manifestar no indivíduo, dependendo do microrganismo causador .É difícil determinar com precisão o agente causador duma pneumonia. Pode haver várias causas, incluindo infecção por bactérias, vírus, fungos ou parasitas.
A pneumonia também pode desenvolver-se através de irritações química ou física nos pulmões, tal como uso exagerado de álcool e cigarro. Doenças, como câncer no pulmão podem ocasionar pneumonia. A Pneumonia