Pneumatica
Sendo a qualidade do ar extremamente importante para o bom funcionamento dos componentes é logico existir um sistema de filtragem para a purificação do mesmo. Pois a função do filtro é eliminar contaminantes, pois num compressor o ar atmosférico que é comprimido contem uma série de partículas de impurezas e humidade. Após a compressão do ar, estas também somam-se a partículas de óleo que são variáveis de acordo com o tipo de compressor. Então surge a necessidade de filtros em graus diferentes no sistema para garantir um produto final de melhor qualidade e melhorar a vida útil dos componentes e também evitando paragens para manutenção.
Isto leva-nos então a classificar os filtros em 3:
Pré-filtro: A sua função é retirar cerca de 30% de contaminação solida e liquida antes do secador. Protege os permutadores de calor do secador do excesso de óleo proveniente do compressor de ar o que provocaria danos se não fosse evitado. Convém ainda dizer que num sistema que seja com secador de adsorção o pré-filtro deve garantir que nenhum liquido chegue ao condensador.
Pós-filtro: Este deve de eliminar a humidade residual que não foi removida pelo separador de condensados do secador por refrigeração, além da contenção dos sólidos não retidos no pré-filtro. A sua capacidade de eliminar a humidade residual é afectada pela temperatura do ar comprimido a saída do secador. Na realidade a função do pós-filtro apos um secador de refrigeração é de reter contaminantes sólidos. Em caso de secador por adsorção o pós-filtro destina-se á retenção das partículas solidas que resultam da abrasão do material adsorvedor.
Perto do utilizador final: são como uma ultima linha de defesa que serve para reter os contaminantes que inda possam existir. Se não existir qualquer tipo de filtragem esta torna-se mais importante e vital ainda.
Tipos de filtragem: Iremos referir 2 tipo de filtragem
Filtros coalescentes: Estes são utilizados num meio mais industrial,