pneumatica
Curso superior em Tecnologia de Automação
Fernando Alves
Jessica Tuon Tiburski
Rafael Provesi
Sávio Muller
Thiago Luiz Laffin
Automação pneumática
Introdução
Pneumática é um ramo da ciência e tecnologia, que faz uso de gás ou ar pressurizado. A mesma Pode ser utilizada numa gama alta de aplicações como freios de caminhões e ônibus, clínicas, sistemas pneumáticos, pinturas, pulverizações. Sua aplicação ajuda a libertação do operário de operações repetitivas, possibilitando o aumento do ritmo de trabalho, aumento de produtividade e, portanto, um menor custo operacional.
Historia da Pneumática
Dos antigos Gregos provém o termo “pneuma”, que significa fôlego, vento e filosoficamente, a alma. Derivando a palavra pneuma, surgiu, entre outros, o conceito de “pneumática” : A matéria dos movimentos dos gases e fenômenos dos gases.
O ar comprimido é, provavelmente uma das mais antigas formas de transmissão de energia que o homem conhece. O primeiro homem que utilizou o emprego do ar comprimido como meio auxiliar de trabalho, foi o grego Ktésibios. Ha mais de 2000 anos ele construiu uma catapulta a ar comprimido.
Um dos primeiros livros sobre o emprego do ar comprimido como transmissão de energia, data do 1º século d.C., e descreve equipamentos que foram acionados com ar aquecido. Foi preciso aguardar o século XIX para que o estudo de seu comportamento e de suas características se tornasse sistemático. Porém pode-se dizer, que somente após o ano 1950 é que ela foi, realmente, introduzida na produção industrial.
A primeira aplicação em grande escala do ar comprimido como veículo transmissor de energia e produtor de trabalho, foi realizada em 1861 a 1863 na perfuração de um túnel sob os Alpes Suíços, que durou 2 anos em vez dos 25 inicialmente estimados. A partir sensivelmente deste período a pressão de trabalho fixou-se em 8 bar (8 Kg/cm2) o que ainda hoje